ATENÇÃO!

ATENÇÃO!

Estamos lançando novas postagens no Atitude Masculina - attmasculina.blogspot.com

Boa leitura!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fraudes científicas: uma REALIDADE

Essa é para quem ainda acha que pesquisa científica é sinônimo de "verdade":
Crédito: Folha
Pelo gráfico mostrado acima, fica claro afirmar que, nas últimas décadas, não têm sido. São cada vez mais comuns erros e fraudes em artigos científicos, além de pesquisas copiadas sem escrúpulos. 

Especialistas na área têm afirmado que a razão destes erros e fraudes está no patrocínio: os pesquisadores são financiados por entidades que investem querendo ver resultados positivos para as pesquisas produzidas. E como os pesquisadores geralmente dependem deste dinheiro para prosseguirem na carreira científica, o dinheiro se torna mais importante do que provar uma tese científica de fato.

Outro motivo para que tantas pesquisas científicas fraudulentas apareçam está no fato de que as revistas que publicam os artigos não têm como averiguar a veracidade e autenticidade dos trabalhos, tanto pela falta de dados fornecidos pelo cientista autor da obra quanto pelo desinteresse dos apreciadores.

Seth Roberts, da Daniel Lemire's blog, fez um bom resumo sobre os motivos das fraudes científicas, disponível neste post.

Abaixo, alguns casos memoráveis de fraudes científicas os últimos anos que se tornaram escândalos em nível mundial:

Crédito: Folha
E, há poucas semanas atrás, pesquisadores brasileiros também foram pegos por fraude científica e terão seus trabalhos retratados - ou seja, despublicados ou invalidados:

Revista "despublica" artigo de cientistas acusados de fraude FERNANDO MORAES, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 

Um artigo científico assinado por brasileiros acusados de fraude por um blog internacional acaba de ser retratado, ou seja, "despublicado" oficialmente, deixando de valer como resultado científico.

O artigo havia sido publicado na revista científica "Journal of Lipid Research" e investiga como ácidos graxos, presentes no óleo de peixe, podem modular a ação de moléculas do sistema de defesa do organismo. 

Outros três estudos do mesmo grupo terão erratas publicadas, e há pelo menos mais um artigo sob análise. 

Um dos autores é Rui Curi, 53, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e um dos principais cientistas do país na área de metabolismo celular. Membro da Academia Brasileira de Ciências, ele já publicou 479 artigos. Vários dos outros cientistas que assinam as pesquisas questionadas são ex-alunos do pesquisador da USP. 

Com relação ao artigo "despublicado", [Curi] afirmou que não houve fraude. "São erros que nós não vimos. Asseguro que não houve má-fé." 

Segundo ele, no artigo cuja publicação foi anulada, o problema envolvia quatro imagens, que deveriam representar a quantidade de proteínas na amostra estudada por meio de marcas num gel. 

As imagens escolhidas para representar os dados estavam erradas e algumas estavam até repetidas, o que poderia sugerir que houve manipulação delas. A responsável pelo estudo, Renata Gorjão, foi orientada por Curi no doutorado. Segundo ele, o erro já estava na tese. 

Segundo Curi, o problema não altera as discussões e os resultados do trabalho. Ele explicou que a decisão de retratar o artigo foi tomada em conjunto com os editores da revista, "para que ele possa ser revisto e talvez ser publicado em outro periódico, pois os dados são importantes".

O caso começou em novembro, por meio de denúncias no blog "Science Fraud" sobre dois artigos cujo autor principal é Rafael Lambertucci, ex-aluno de Curi, que também assinou os artigos. 

As denúncias tratavam de imagens que aparentemente eram repetidas nos dois trabalhos. Lambertucci respondeu ao blog dizendo que as imagens parecidas se justificavam porque faziam parte do mesmo experimento. 

Os dois artigos, um publicado na "Cellular Physiology and Biochemistry" e outro no "Journal of Cellular Physiology", terão erratas.

Sob o feminismo, até mesmo a comunidade científica perde o senso de ética e responsabilidade. Portanto, repetimos: tenha muito cuidado com pesquisas revolucionárias que vão de encontro ao bom e velho senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apesar de permitirmos comentários anônimos, sugerimos que identifique - se com qualquer conta de usuário que você tenha (Blogger, Google +, OpenID etc.) ou simplesmente usando a opção Nome/URL (URL pode ser deixado em branco nesta opção).

Tags HTML permitidas: negrito, itálico, ênfase, link.

Se você quer dar uma de valentão de teclado e/ou quer provar que estamos errados, considere debater conosco via webcam.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...