ATENÇÃO!

ATENÇÃO!

Estamos lançando novas postagens no Atitude Masculina - attmasculina.blogspot.com

Boa leitura!

domingo, 1 de setembro de 2013

Pessoas são importantes

Você parou para pensar no quanto as pessoas ao seu redor são importantes na sua vida? 

Pense no seu dia-a-dia: Você come pão no seu café da manhã, que possui ingredientes produzidos por várias pessoas numa complexa cadeia produtiva antes de chegar à sua mesa. Você pega o ônibus para ir ao trabalho; o ônibus, assim como o pão, foi produzido por várias outras pessoas numa cadeia produtiva; ele pertence a uma companhia conduzida por outra pessoa, que contrata e paga o motorista e o cobrador que ajudam você e outras pessoas irem de um ponto A a um ponto B. Você trabalha numa companhia junto com pessoas com quem convive diariamente, e trocam assuntos, e por vezes vão a um happy-hour juntos.

Pense na sua família: Você só é o que é porque seus pais fizeram vários sacrifícios para cuidar de você quando você não era capaz nem de segurar seu próprio xixi. E graças a eles, você sabe que sempre tem alguém com quem possa confiar incondicionalmente. 

Pense no mundo: Todas as pessoas moram em aglomerados urbanos de diferentes tamanhos. Há uma razão para elas preferirem morar nas cidades ao invés do campo; há uma razão para as cidades turísticas mais visitadas do mundo não serem necessariamente as com mais paisagens naturais, e sim as com maior infraestrutura para receber turistas; e há uma razão para muitos viajarem para apreciar coisas construídas pelo homem, como a muralha da China, os aquedutos romanos, cidades incas etc.

Há muitos e muitos sinais ao seu redor de que você não é totalmente independente das outras pessoas, inclusive daquelas que você nem conhece. Não importa quem seja, todas as pessoas são importantes na sua vida. Sem elas, você estaria como um náufrago em uma ilha deserta, tendo que se virar pra cortar coco com pedras, aprender a caçar, pescar e se abrigar através das formas mais primitivas e passar as noites conversando com uma bola de futebol perdida, trazida à costa por alguma corrente marítima. 



Imagine viver essa vida de náufrago por muitos e muitos anos. Todo o mundo se resumiria a você e a sua ilha, se resumiria a você satisfazer todas as necessidades por si só, se resumiria à rádio dos seus pensamentos fluindo constantemente e recriando fatos para que eles se adequem à realidade da ilha deserta, se resumiria a você acreditar que pode, sim, viver independente dos outros. Mas nesse processo, sem saber, você ficaria louco. Se uma pessoa qualquer de uma cidade qualquer fosse transportada àquela ilha para conversar com você, ela ficaria alienada por não conseguir se conectar à sua realidade particular. Nada do que você falasse sobre seu cotidiano na ilha interessaria a ela. Pois muitas pessoas vivem assim atualmente; mesmo estando ao redor de muitas pessoas, elas se fecham em seus próprios pensamentos, tendo toda a realidade filtrada por tais pensamentos, moldando uma realidade alternativa que faz essa pessoa temer coisas que não existem, e a ter medo de coisas sem sentido nem razão.

Talvez, nessa hora, você esteja pensando que só você pode se ajudar quando tem uma dificuldade ou um vício a ser superado, ou então já está tão desiludido com as pessoas ao seu redor que acha que é melhor viver com cachorros do que com pessoas, já que nenhuma é digna de confiança. Suas frases preferidas são:

- As pessoas só correm atrás de mim quando eu tenho dinheiro. Quando falta, todos vão embora;
- Quanto mais conheço os humanos, mais eu gosto dos meus cachorros;
- Mulher é tudo puta, só quer cara bombado e rico;
- Só existe amizade de interesse. Amigo de verdade é raríssimo.

Se você repete para si estas e outras frases parecidas, preste atenção: a razão da sua frustração com as pessoas está dentro de você, não dos outros. Está na forma como você conduz suas interações sociais. O único motivo de você reclamar assim é porque você é passivo; você espera que as pessoas façam alguma coisa por você sem que você dê nenhum incentivo a elas te virem como uma necessidade de alguma forma, por exemplo, espera que as pessoas queiram fazer amizade contigo enquanto você mantém distância delas, fala pouco e filtra a sua expressão. Em resumo: sua habilidade de se socializar é baixa enquanto suas expectativas são altas, por isso sua frustração é tão grande.

É por isso que você precisa submeter seus pensamentos, opiniões e sua própria pessoa à apreciação pública. Só ela pode te ajudar a separar a fantasia da realidade e fazer com que você se conecte às pessoas cada vez mais. E para sair do isolamento social, é importante que você mantenha expectativas baixas enquanto suas habilidades são baixas. Experimente conversar com qualquer pessoa sobre qualquer coisa que venha à cabeça, sem medo, sem pressão interna para criar uma amizade com essa pessoa. Você vai perceber que, ao fim do dia, você ficará bem mais leve e se motivará a continuar a praticar suas habilidades sociais até que seja capaz de aproveitá-las ao máximo.


3 comentários:

  1. Ótimo texto cara, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores textos que explicam o processo de socialização e solidão de uma pessoa,é por isso que a real foi a maior verdade que eu descobrir em toda minha vida,eu sempre encontro textos extremamente esclarecedores que eu nunca vi em lugar nenhum mesmo em livros pagos.

    ResponderExcluir

Apesar de permitirmos comentários anônimos, sugerimos que identifique - se com qualquer conta de usuário que você tenha (Blogger, Google +, OpenID etc.) ou simplesmente usando a opção Nome/URL (URL pode ser deixado em branco nesta opção).

Tags HTML permitidas: negrito, itálico, ênfase, link.

Se você quer dar uma de valentão de teclado e/ou quer provar que estamos errados, considere debater conosco via webcam.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...